Importância da gestão financeira para clínicas e consultórios
A Gestão Financeira é um dos pilares para qualquer organização, em clínicas e consultórios não é diferente. Não trata-se apenas de não perder dinheiro, mas como entender entradas e saídas de caixa, investimentos, dados e informações que são fundamentais para você entender se seu negócio está tendo sucesso ou não.
É consenso entre fundadores de healthtechs que profissionais da saúde “sofrem” quando o assunto é gestão, sendo necessário que os negócios da saúde busquem mais competitividade. Eles ressaltam que o sucesso de algumas clínicas está em apostar em um modelo de negócio escalável.
No entanto, não são apenas as startups que precisam dessa atenção. Entender que a gestão financeira faz parte do funcionamento eficaz da clínica leva médicos, secretárias e gestores a se aprimorarem no ramo financeiro e buscarem inovações.
Mas será que sua Clínica não está perdendo espaço pela falta de gerenciamento financeiro?
A App Health possui um
sistema financeiro de gerenciamento integrado a todos os setores da clínica, por isso, hoje vamos te dar algumas dicas de como controlar melhor suas finanças:
Tenha um Software integrado e confiável:
Ter um software que faça a gestão financeira é o primeiro passo para cadastrar, quantificar e metrificar todas as ações dentro da sua clínica. Essa automatização tecnológico te economizará tempo e ainda te dará respostas assertivas, entendendo que uma gestão financeira possui alta complexidade e sempre corre o risco do erro humano. Busque uma ferramenta que integre tudo: entradas, saídas, receitas, pagamentos, cobranças, estoque e ainda gere relatórios de controle.
Acompanhe o Fluxo de Caixa:
O fluxo de caixa é importante para entender se sua clínica está dando lucro ou não, portanto, monitore as entradas e saídas, assim tanto as receitas e despesas devem ser categorizadas e exibidas em relatórios que apresentem os valores de atendimentos particulares e convênios médicos.
De olho nos Custos:
Outro fator financeiro importante para o gerenciamento da clínica é entender os seus custos, para determinar os valores de consultas e procedimentos médicos é preciso saber o custo da sua hora clínica. Além disso, toda e qualquer despesa precisa ser contabilizada, como o aluguel, contas a pagar, colaboradores, equipamentos entre outros. Lembrando sempre em separar entre Custos Fixos e Variáveis.
Conheça o Padrão TISS:
O padrão TISS foi criado para padronizar nomenclaturas dos serviços médicos, além da coleta e análise de dados da sua clínica. Ele permite uma geração automática de guias de procedimentos e consultas. Esses dados devem ser preenchidos corretamente para que a sua clínica não tenha problemas na hora de receber os valores devidos pelos planos de saúde.
De olho na estrutura e no estoque:
Hoje é comum salientarmos a importância de um controle de estoque, no entanto, para saúde esse controle deve ser redobrado. O Estoque de clínicas e consultórios possui um estoque complexo de materiais e insumos, que devem ser cuidadosamente armazenados, registrados e controlados. Portanto, tenha atenção e evite a perda de dinheiro, planeje as compras e acompanhe a movimentação dos itens, evitando problemas como desperdício, falta de produtos ou acúmulo de itens parados.
Preste atenção aos impostos:
O que muitos gestores esquecem ou deixam apenas das mãos de contadores é observar os impostos a serem pagos por suas clínicas, seja ela pequena, média ou grande tenha atenção aos tributos que devem ser pagos e sempre confira se estão em dia. Um consultório médico pode optar por diferentes regimes tributários como o Lucro Presumido, o Lucro Real ou o Simples Nacional. Cada um deles se enquadra em uma legislação. Evite multas, juros ou irregularidades que possam atrapalhar a imagem do seu negócio.
Faça um planejamento financeiro:
o planejamento é o primeiro passo para que sua organização anual dê certo. Faça um levantamento geral, trace metas e coloque etapas a serem cumpridas mês a mês. Além das contas a pagar, calcule os investimentos, faça um inventário dos equipamentos e organize tudo que você precisará despender no próximo ano. Isso permitirá analisar o cenário financeiro atual da sua clínica médica e projetar o ano seguinte com crescimento.
Acha que pode se beneficiar de um sistema de gestão que de ajude com todos esses pontos? Então fale agora mesmo com o time do App Health.
Ainda não é usuário do App Health?
Entre em contato e solicite um teste grátis.