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5 Dicas Para Fidelizar Pacientes Na Sua Clínica!
19 de outubro de 2021

5 Dicas Para Fidelizar Pacientes Na Sua Clínica!

O segredo de ouvir e melhorar continuamente

O cuidado com a saúde vem crescendo a cada dia e foi inclusive impulsionado pela pandemia. Pacientes podem se multiplicar, mas profissionais da saúde também se formam todos os anos, aumentando a concorrência pelo número de opções à população.


Fidelizar o paciente contribui não só para o crescimento profissional dos médicos, mas também ajuda no acompanhamento do ciclo de vida da pessoa dentro de determinada especialidade.


Porém, engana-se quem pensa que a fidelização de pacientes é “automática”. Um bom relacionamento desde o agendamento da consulta até o pós-venda é uma jornada que precisa ser cuidadosamente desenvolvida pela gestão da clínica ou consultório.


Este artigo tratará em especial de um aspecto pouco abordado dessa jornada: o pós-venda ou pós-atendimento. A seguir, traremos 5 dicas para te dar insights sobre como se relacionar com o paciente mesmo depois da consulta finalizada.


Imagem com checklist


1. Mantenha o cadastro de pacientes atualizado


Além dos dados básicos como telefone e endereço, outras informações podem ser valiosas na personalização do atendimento, como data de aniversário, forma preferencial de contato ou se é um paciente que já possui uma frequência estabelecida. Assim você poderá estar presente em datas especiais e atuar com proatividade em agendamentos, garantindo seu retorno.


2.     Padronize o atendimento


Independente se é primeira consulta ou algo de rotina, seu paciente precisa ser recebido e atendido sempre com a mesma cordialidade e atenção. Por isso, é preciso que o time de recepção seja bem treinado e você mantenha a agenda organizada para que cada pessoa tenha o seu tempo de consulta reservado.


3.     Peça uma avaliação após a consulta


Fidelize cada vez mais pessoas com o acompanhamento após as consultas ou procedimentos. É importante saber se o paciente ficou satisfeito, o que pode ser melhorado e ainda, se recomendaria sua clínica para sua rede de contatos. Isso pode ser feito logo após o atendimento ou ainda posteriormente por telefone, e-mail, WhatsApp ou como for mais conveniente para a pessoa.


4.     Antecipe-se às necessidades dos pacientes


Se você trabalha com uma especialidade que gera recorrência, é possível se programar para enviar uma mensagem ou fazer uma ligação no período em que seu paciente deve retornar à clínica, convidando-o a agendar uma consulta.


Manter os dados, históricos e as preferências dos pacientes sempre atualizados é a melhor maneira de garantir que você oferecerá frequentemente para ele procedimentos alinhados ao seu perfil.


5.     Invista em melhoria contínua com feedbacks


Não precisa temer o que o seu paciente tem a lhe dizer. Pelo contrário, saber como foi sua experiência com a recepção, com o espaço físico e com o atendimento profissional são fundamentais para quem quer fidelizar e evoluir, lembrando que só vale pedir feedback se você tem real comprometimento em levá-los em consideração para melhorar seus serviços.


Se pudéssemos resumir todos esses 5 pontos, a mensagem que ficaria é: Escute seus pacientes com profundidade. Cada ação ou palavra deles é riquíssima para o crescimento de quem quer fazer a diferença na vida das pessoas e ainda conquistar sucesso profissional.


Existem ferramentas que podem te ajudar em cada um desses processos, como a confirmação de agendamento via WhatsApp da App Health, por exemplo. Conte com as facilidades da tecnologia para transformar sua clínica em uma máquina de satisfação e prosperidade.


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