5 Dicas Para Fidelizar Pacientes Na Sua Clínica!
O segredo de ouvir e melhorar continuamente
O cuidado com a saúde vem crescendo a cada dia e foi inclusive impulsionado pela pandemia. Pacientes podem se multiplicar, mas profissionais da saúde também se formam todos os anos, aumentando a concorrência pelo número de opções à população.
Fidelizar o paciente contribui não só para o crescimento profissional dos médicos, mas também ajuda no acompanhamento do ciclo de vida da pessoa dentro de determinada especialidade.
Porém, engana-se quem pensa que a fidelização de pacientes é “automática”. Um bom relacionamento desde o agendamento da consulta até o pós-venda é uma jornada que precisa ser cuidadosamente desenvolvida pela gestão da clínica ou consultório.
Este artigo tratará em especial de um aspecto pouco abordado dessa jornada: o pós-venda ou pós-atendimento. A seguir, traremos 5 dicas para te dar insights sobre como se relacionar com o paciente mesmo depois da consulta finalizada.
1. Mantenha o cadastro de pacientes atualizado
Além dos dados básicos como telefone e endereço, outras informações podem ser valiosas na personalização do atendimento, como data de aniversário, forma preferencial de contato ou se é um paciente que já possui uma frequência estabelecida. Assim você poderá estar presente em datas especiais e atuar com proatividade em agendamentos, garantindo seu retorno.
2. Padronize o atendimento
Independente se é primeira consulta ou algo de rotina, seu paciente precisa ser recebido e atendido sempre com a mesma cordialidade e atenção. Por isso, é preciso que o time de recepção seja bem treinado e você mantenha a agenda organizada para que cada pessoa tenha o seu tempo de consulta reservado.
3. Peça uma avaliação após a consulta
Fidelize cada vez mais pessoas com o acompanhamento após as consultas ou procedimentos. É importante saber se o paciente ficou satisfeito, o que pode ser melhorado e ainda, se recomendaria sua clínica para sua rede de contatos. Isso pode ser feito logo após o atendimento ou ainda posteriormente por telefone, e-mail, WhatsApp ou como for mais conveniente para a pessoa.
4. Antecipe-se às necessidades dos pacientes
Se você trabalha com uma especialidade que gera recorrência, é possível se programar para enviar uma mensagem ou fazer uma ligação no período em que seu paciente deve retornar à clínica, convidando-o a agendar uma consulta.
Manter os dados, históricos e as preferências dos pacientes sempre atualizados é a melhor maneira de garantir que você oferecerá frequentemente para ele procedimentos alinhados ao seu perfil.
5. Invista em melhoria contínua com feedbacks
Não precisa temer o que o seu paciente tem a lhe dizer. Pelo contrário, saber como foi sua experiência com a recepção, com o espaço físico e com o atendimento profissional são fundamentais para quem quer fidelizar e evoluir, lembrando que só vale pedir feedback se você tem real comprometimento em levá-los em consideração para melhorar seus serviços.
Se pudéssemos resumir todos esses 5 pontos, a mensagem que ficaria é: Escute seus pacientes com profundidade. Cada ação ou palavra deles é riquíssima para o crescimento de quem quer fazer a diferença na vida das pessoas e ainda conquistar sucesso profissional.
Existem ferramentas que podem te ajudar em cada um desses processos, como a confirmação de agendamento via WhatsApp da App Health, por exemplo. Conte com as facilidades da tecnologia para transformar sua clínica em uma máquina de satisfação e prosperidade.
Ainda não é usuário do App Health?
Entre em contato e solicite um teste grátis.