Início » Blog »  Como a emergência das Clínicas Digitais tem mudado a Medicina 

Como a emergência das Clínicas Digitais tem mudado a Medicina
6 de janeiro de 2022

Como a emergência das Clínicas Digitais tem mudado a Medicina

A medicina na era digital passou por diversas transformações. A própria tecnologia desenvolvida rapidamente pelo avanço da pandemia no mundo criou a necessidade do setor em se reinventar. E essa palavra: reinventar, virou uma ordem para que médicos do mundo todo pudessem se adaptar a um fenômeno recente e de tanto impacto.


As Clínicas Digitais são uma adaptação de uma clínica física ao ambiente virtual. Ou seja, através de tecnologias de softwares integrados conectar pessoas de onde quer que estejam a um médico ou médica em sua clínica ou em sua casa. 


O que parecia impossível a um tempo atrás, se tornou uma realidade, o que também pode ser chamado de telemedicina entrou em um novo ambiente de atuação. As Clínicas Digitais vão além de uma simples consulta, mas requerem integração do ambiente do consultório com o virtual. Ou seja, a secretária deve estar integrada, os documentos, prontuários, receitas, a gestão financeira e todos os materiais necessários para uma gestão completa da Clínica precisam estar no ambiente virtual.


Além do barateamento dos custos de trabalho, as Clínicas Virtuais promovem uma conexão nunca vista antes. Hoje, uma pessoa que está em outra cidade, estado ou país, pode fazer uma consulta de excelência com um médico especialista. 


Além de ser uma nova abordagem para o médico, o paciente é um grande beneficiado desta estratégia, isso porque reduz o tempo dele de espera, aumenta a rapidez no atendimento, a especialização é mais eficaz, a preocupação no atendimento integrado é maior, os dados são salvos em nuvem e podem ser consultados a qualquer momento, a clínica consegue gerir com mais eficiência os horários e retornos, reduz riscos de erros e aumenta a assertividade de um diagnóstico.


As Clínicas Digitais elevaram a medicina a um novo patamar, não apenas no relacionamento com paciente, mas em uma gestão interna. Antes, o tradicional ainda eram os papéis, hoje, até mesmo a figura de um Tecnólogo da Informação ou Gestor de Dados é importante para o sucesso do formato.

Isso porque, exige-se muito mais integração e proteção das informações, além de um sistema que atenda todos os setores com resultados metrificados. O que antes era suposição, agora pode ser calculado e planificado, assim, o Business Intelligence, também ganha espaço para desempenhar um papel de estrategista dentro da organização.


Essas e outras inovações sobre o universo da Medicina você entra em nosso BLOG:
App Health.

O App Health proporciona a melhor experiência de atendimento e controla a gestão de objetivos da rotina da sua clínica ou consultório.

Entre em contato e solicite uma demonstração.

Quero Saber Mais

Ainda não é usuário do App Health?

Entre em contato e solicite um teste grátis. 

Contate-nos

Posts relacionados:

Infectologista médico em consulta clínica – guia médico 2026
21 de fevereiro de 2026
Saiba o que o infectologista trata, sintomas que indicam consulta, principais doenças infecciosas e como encontrar infectologista médico por convênio. Guia 2026.
Ver mais posts
Infectologista médico em consulta clínica – guia médico 2026
21 de fevereiro de 2026
Saiba o que o infectologista trata, sintomas que indicam consulta, principais doenças infecciosas e como encontrar infectologista médico por convênio. Guia 2026.
20 de fevereiro de 2026
Aprenda o que é anamnese, a estrutura completa da ficha (QP, HMA, antecedentes e revisão por sistemas), copie um modelo e veja como digitalizar com LGPD no AppHealth.
Tela do ITI Validador exibindo relatório de validação de assinatura digital ICP-Brasil em documento
19 de fevereiro de 2026
Veja como usar o ITI Validador para verificar assinaturas digitais ICP-Brasil em laudos, prontuários e contratos. Passo a passo, erros comuns e boas práticas na saúde.