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Importância e Benefícios da Teleconsulta para profissionais da Psicologia
21 de fevereiro de 2022

Teleconsulta para profissionais da Psicologia

A telemedicina virou protagonista da área médica nos últimos anos, impulsionado pela pandemia, mas também por uma sociedade cada vez mais conectada ao ambiente virtual. Não é à toa que diversos espaços e áreas precisaram se adaptar às teleconsultas, incluindo a psicologia. 


Desde 2020, diversos profissionais têm recorrido ao método virtual para permanecer com seus atendimentos. Para estes profissionais, oatendimento à distância, e o uso da tecnologia tem se mostrado muito benéfico tanto para os psicólogos como para seus pacientes. 


O Conselho Federal de Psicologia estima que 5,8% da população brasileira sofre com depressão, sendo a maior taxa do continente latino-americano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na última década o número de pessoas em depressão aumentou 18,4%, sendo mais 322 milhões de doentes. Situação similar acontece com os transtornos de ansiedade. 


É neste contexto que as regulamentações em torno dos serviços de orientação psicológica através da internet facilitam o acesso de pacientes que antes estariam possibilidades de dar continuidade a seus atendimentos.
Mas, afinal, o que seria permitido?

As discussões relacionadas à psicologia através de teleconsulta começaram já há algum tempo, leis que iniciaram em 2000 e tiveram modificações em 2021 traçam novos parâmetros para os atendimentos. (Confira no
site oficial do CFP.) Como por exemplo, estão autorizados os seguintes serviços de forma virtual: Atendimentos de orientação psicológica; Processos seletivos de pessoal em suas etapas iniciais; Aplicação de testes psicológicos.


Ainda falando sobre a regulamentação, embora o Conselho Federal de Psicologia seja a favor da teleconsulta, o órgão é consciente quanto às questões que envolvem esse tipo de atendimento, exigindo um comprometimento do profissional com a leis estabelecidas para o atendimento e o exercício da atividade.


Entre elas, algumas questões que foram ampliadas e discutida para prestação de serviço de psicologia através de teleconsulta: 


Sigilo e Confidencialidade:

de acordo com o artigo 9° do Código de Ética Profissional do Psicólogo, é dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional, protegendo a intimidade de seus clientes, bem como de grupos e organizações com quem trabalhe.


Qualidade dos serviços prestados:  

a qualidade dos serviços prestados deve ser mantida durante a teleconsulta com a mesma cautela de um atendimento presencial. 


Serviços regulamentados:

o Código de Ética Profissional do Psicólogo regulamenta também a oferta de serviços.


Produção de Registros Psicológicos:

bem como em atendimentos presenciais, tais registros devem ser produzidos em conformidade com as Resoluções CFP nº. 01/2009, da mesma forma todos os documentos psicológicos de cada paciente.


Como aplicar a teleconsulta no atendimento psicológico?

Para eficácia do atendimento, alguns pré-requisitos básicos garantem  sucesso da consulta virtuais, entre elas:


Ter uma estrutura adequada para o atendimento;

Atender aos preceitos éticos de beneficência, não-maleficência e autonomia;

Garantia de consentimento e segurança;

Informações a respeito da formação do especialista;

Expertise e estudo para este tipo de atendimento;

É obrigatório o registro da empresa no Cadastro de Pessoa Jurídica no Conselho Federal de Psicologia;

O profissional deve ter documentação que comprove o seu registro no conselho também como Pessoa Física;

Deve ser realizado registro da teleconsulta bem como seria feito em uma consulta presencial;

No relatório da teleconsulta deve constar o sistema utilizado para coleta de dados e trocas de informações entre o profissional e seu paciente.


Quais os benefícios dos atendimentos virtuais?

Após entender todos os pontos anteriores, é importante conhecer os benefícios da prestação de serviços de psicologia através da teleconsulta:


1 – Mais acessibilidade;

2 – Diminuição da necessidade de deslocamento;

3 – Beneficia o relacionamento com o paciente;

4 – Melhora no acompanhamento de doentes;

5 – Diagnóstico precoce;

6 – Troca de informações entre especialistas;

7 – Centralização dos dados;

8 – Redução de custos;

9 – Segurança da informação;

10 – Prevenção de infecções.


Quer começar a aplicar a teleconsulta? A App Health ajuda você, conheça a nossa ferramenta clicando
aqui.

 

referências:

https://www.boaconsulta.com/blog/psicologia-teleconsulta-beneficios/#

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus

https://site.cfp.org.br/

https://e-psi.cfp.org.br/resolucao-cfp-no-11-2018/

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